Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quinta-feira, 3 de abril de 2025 às 17:51

Prefeitura de Timon apoia campanha de doação de roupas e sapatos para assistência à população em situação de rua

A Prefeitura de Timon, em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), iniciou nesta quinta-feira (03), uma campanha de arrecadação de roupas e calçados para o Mutirão Pop Rua Jud. O ponto de coleta será na Secretaria de Direitos Humanos, na Praça São José, Rua Saturnino Belo, 14 - Centro (próximo à Prefeitura de Timon). As doações podem ser entregues das 08h às 13h.

A iniciativa tem como principal objetivo garantir dignidade e cidadania à população em situação de rua, proporcionando acesso à documentação civil, assistência jurídica, saúde e inclusão social. Durante o mutirão, diversos serviços serão oferecidos para auxiliar essas pessoas em sua reintegração à sociedade.

O evento promovido também pela Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, acontecerá no dia 11 de abril, na Escola Maria do Carmo Viana Neiva, das 7h às 13h.

A Prefeitura de Timon convida toda a população a participar desta campanha e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Toda a população e os servidores municipais podem contribuir com a doação de roupas e calçados.

Deputado Leandro Bello e vereadores de Timon discutem segurança pública em reunião com a cúpula da Segurança do Estado

O deputado estadual Leandro Bello se reuniu com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para tratar de demandas urgentes relacionadas à segurança no município de Timon. A reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Timon, Uilmar Resende, e dos vereadores Thallys Monteiro, Clara Prado, Amanda Pires, Lucas da Farmácia e Marcos Moura. Também participou do encontro o subsecretário da pasta, Coronel Schnneyder.

Entre os principais pontos discutidos, destacou-se a necessidade de garantir o funcionamento 24 horas do Instituto Médico Legal (IML) na cidade. Atualmente, o serviço não opera durante a noite, o que causa demora nos atendimentos e na liberação de corpos, impactando diretamente as famílias que precisam do serviço.

Outro tema abordado foi a falta de delegados em Timon, o que sobrecarrega o sistema de segurança e compromete a agilidade nas investigações e no atendimento à população. Os parlamentares solicitaram o aumento do efetivo policial para reforçar o combate à criminalidade no município.

Além dessas questões, também foram discutidas melhorias estruturais e operacionais para garantir um atendimento mais eficiente e seguro para a população.

O deputado Leandro Bello destacou a importância do diálogo com o Governo do Estado e reafirmou seu compromisso em acompanhar as tratativas para que as demandas apresentadas sejam atendidas o mais breve possível.

Prefeito Rafael Brito anuncia adesão de Timon ao Programa Rua Nova

O prefeito de Timon, Rafael Brito, anunciou que o município aderiu ao Programa Rua Nova, iniciativa do Governo do Maranhão que visa a pavimentação de vias urbanas com blocos de concreto. A oficialização da parceria será feita na próxima quarta-feira, dia 9, com a assinatura do termo de adesão em evento que contará com a presença do governador Carlos Brandão.

O anúncio foi feito durante uma reunião, na manhã desta quarta-feira (3) com o secretário de Governo do Maranhão, Márcio Machado. Segundo Rafael, a adesão ao programa garantirá que Timon receba blocos de concreto do Governo do Estado, enquanto a Prefeitura ficará responsável pela execução das obras nos bairros que ainda não contam com pavimentação.

“Vamos receber, em doação do governo do estado, os blocos de concreto, e a prefeitura fará a execução nos bairros sem pavimentação em nossa cidade”, destacou o prefeito.

O secretário Márcio Machado reforçou a importância do programa e elogiou a atuação de Rafael em relação à infraestrutura de Timon.

“O Rafael, como sempre, muito preocupado com o povo de Timon. Tenho certeza de que pouquíssimas ruas em Timon ficarão sem pavimentação até o final do seu mandato”, afirmou Machado.

O Programa Rua Nova é uma das ações do governo do Maranhão voltadas para a melhoria da infraestrutura dos municípios, garantindo melhores condições de mobilidade e qualidade de vida para a população.

Câmara de Timon lança canal direto com a população através da Ouvidoria

A Câmara Municipal de Timon agora está ainda mais próxima da população! Com o lançamento da Ouvidoria Legislativa, os cidadãos têm um canal direto para enviar suas sugestões, elogios, solicitações e denúncias relacionadas ao trabalho do Legislativo Municipal.

A Ouvidoria é um importante instrumento de transparência e participação popular, permitindo que a sociedade contribua ativamente para a melhoria dos serviços públicos e para a fiscalização das ações dos vereadores. Esse canal fortalece a democracia e garante que a voz do povo seja ouvida.

Por meio da Ouvidoria, qualquer cidadão pode: apresentar reclamações sobre serviços públicos e ações do Legislativo; fazer sugestões para aprimorar o funcionamento da Câmara; elogiar iniciativas que beneficiam a população; e relatar irregularidades e cobrar providências.

A sua participação é essencial para construir uma cidade melhor! Entre em contato com a Ouvidoria da Câmara Municipal de Timon pelo WhatsApp: (99) 99195-0841.

Operação Escudo Eleitoral: Polícia Federal prende vereadora de Teresina

Foram cumpridas medidas de busca e apreensão, prisão preventiva de agente político e diversas outras cautelares

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (3/4), a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, com o objetivo de combater a atuação de facções criminosas no processo eleitoral das Eleições municipais de 2024.

Policiais Federais cumprem oito mandados judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e três de afastamento de função pública como vereadora e de cargos em comissão ocupados por investigados da Câmara Municipal de Teresina, da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí. As ordens judiciais, cumpridas na capital piauiense e na cidade de Timon/MA, foram expedidas pelo 1º Juízo de Garantias da Justiça Eleitoral no Piauí.

A investigação, iniciada após a divulgação dos resultados das Eleições 2024, identificou elementos que apontaram vínculo entre candidata eleita ao cargo de vereadora na capital piauiense e expoente de facção criminosa violenta com grande atuação no estado.

Há indícios de que a campanha eleitoral da parlamentar foi custeada com recursos ilícitos oriundos de facção criminosa, bem como de desvios de recursos públicos de uma instituição não governamental.

Além das medidas judiciais citadas, o Juízo Eleitoral determinou a suspensão das atividades da ONG, com o consequente impedimento de receber qualquer novo aporte de recursos, e a proibição dos suspeitos afastados de suas funções de frequentarem os locais que trabalhavam e de manter contato com outros servidores.

Durante a deflagração, foi realizada ainda a prisão de uma pessoa que se encontrava com mandado de prisão preventiva em aberto. As informações são da PF.

quarta-feira, 2 de abril de 2025 às 15:00

Câmara de Timon reafirma compromisso com a conscientização e inclusão do Autismo

Hoje (02/04), no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Câmara Municipal de Timon reafirmou seu compromisso com a inclusão e o bem-estar das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao aprovar importantes projetos de lei voltados para a causa. Entre as proposições aprovadas, destacam-se iniciativas que garantem direitos, promovem a inclusão e ampliam o acesso a serviços essenciais.

O vereador Uilma Resende é autor de diversos projetos de lei voltados para a atenção integral ao autismo, incluindo o PL nº 011/2023, que institui um programa de atenção integral ao TEA no município, e o PL nº 027/2023, que assegura aos portadores do transtorno a realização de atividades laborais compatíveis com suas aptidões, proibindo qualquer forma de discriminação. Além disso, foi aprovado o PL nº 034/2023, que cria o Programa Educacional de Inclusão e Proteção às Pessoas com TEA, e o PL nº 121/2023,, que autoriza e implementa o Sistema de Inclusão Escolar ABA para crianças autistas na rede pública municipal. O PL nº 138/2023, por sua vez, dispõe sobre o Protocolo Individualizado de Avaliação (PIA) para alunos com transtornos do desenvolvimento, incluindo o TEA.

Também foram aprovados projetos de autoria do vereador Lázaro Martins, como o PL nº 018/2025, que institui a Semana Municipal da Educação Inclusiva, o PL nº 020/2025, que estabelece a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, e o PL nº 026/2025, que cria o selo "Empresa Amiga dos Autistas", destinado a reconhecer estabelecimentos que adotam políticas de inclusão para pessoas com TEA.

Outros projetos voltados para a acessibilidade e inclusão também receberam aprovação, como o PL nº 030/2023, de autoria do vereador Uilma Resende, que torna obrigatória a presença de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todas as repartições públicas do município, e o PL nº 031/2023, que institui a obrigatoriedade da inclusão da LIBRAS no currículo escolar de Timon.

Além dessas importantes iniciativas, a sessão também aprovou requerimentos, indicações e pedidos de providências relacionadas à infraestrutura, iluminação e limpeza pública, transporte e segurança, reforçando o compromisso da Câmara Municipal de Timon com a melhoria da qualidade de vida da população.

Com a aprovação desses projetos, a Câmara reafirma seu papel na construção de uma cidade mais inclusiva e acolhedora para todas as pessoas.

Operação Start: Polícia Civil prende suspeito por roubos a residências em Timon

Uma ação batizada de ‘Operação Start”, foi deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão, na manhã desta quarta-feira (2), com a finalidade de cumprir um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 30 anos, suspeito de integrar um grupo criminoso especializado em praticar roubos a residências no municipio de Timon.

O delegado regional de Timon, Cláudio Mendes, disse que o preso, na companhia mais quatro indivíduos disfarçados de policiais, invadiram uma residência de um empresário, de onde subtraíram vários objetos e joias. O fato teria ocorrido no dia 14 de janeiro de 2024, no Parque Alvorada, em Timon.

No decorrer das investigações, a polícia conseguiu identificar e prender ainda no ano de 2024, três dos assaltantes, incluindo o preso desta quarta, que estavam homiziados nas cidades de Parnaíba e Teresina, no Piauí. Na ocasião, foram encontrados objetos roubado da residência em Timon e de outro roubo ocorrido na cidade de Santa Quitéria do Maranhão.

Ainda segundo o delegado, dos três criminosos presos em 2024, apenas o indivíduo preso nesta quarta, estava em prisão domiciliar. Agora, o mesmo retornará ao presídio para responder a todos processos criminais em andamento.

A operação foi deflagrada pela Divisão de Capturas e Inteligência (DICAP), 1º Distrito Policial, Grupo de Pronto Emprego (GPE), sendo todos da regional de Timon. As informações são da Ascom PCMA.

Reprovação do governo Lula sobe 7 pontos e chega a 56%, aponta pesquisa Genial/Quaest

Já a aprovação de Lula caiu em relação ao último levantamento, em janeiro, de 47% para 41%

Imagem: Gabriela Biló 
Nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2/4), aponta que a reprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 56% — é o pior índice desde o início do mandato.

O número representa aumento de sete pontos percentuais em relação ao último levantamento, feito em janeiro, no qual a avaliação negativa do petista era de 49%.

Ainda de acordo com a sondagem, 41% dos entrevistados aprovam a gestão do petista – eram 47% em janeiro –, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Trata-se do primeiro levantamento após o pacote de medidas divulgadas pelo governo para tentar reverter a maré de reprovação. No início de março, o presidente aprovou um conjunto de ações para reduzir o preço dos alimentos, fator apontado como crucial na reprovação do petista.

Além disso, Lula tem intensificado as viagens pelo país e, recentemente, divulgou iniciativas para ampliar o acesso ao crédito, como o empréstimo consignado para trabalhadores CLT e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.

Recortes

Segundo o levantamento, a aprovação do petista na Região Nordeste seguiu o ritmo de queda, chegando a 52%. A desaprovação é de 46%. A rejeição é maior na Região Sul: 64% de reprovação contra 34% de aprovação.

A pesquisa ainda aponta que a desaprovação ultrapassou a avaliação positiva, pela primeira vez, em grupos como mulheres e pessoas pretas e pardas. As informações são do Metrópoles.

terça-feira, 1 de abril de 2025 às 18:18

Leandro Bello entregará Título de Cidadã Maranhense à juíza Mônica De Lucca nesta quinta-feira (3)

Solenidade, originária de proposição do parlamentar, reconhece e condecora a trajetória profissional da magistrada e seus serviços prestados ao Maranhão

A Assembleia Legislativa do Maranhão, através do Projeto de Resolução do deputado Leandro Bello (Podemos), homenageará com Título de Cidadã Maranhense nesta quinta-feira (3), às 11h, no Plenário Nagib Haickel do Palácio Manuel Beckman, a juíza aposentada Mônica Elias De Lucca.

A concessão do Título de Cidadão Maranhense é atribuída a pessoas que tenham prestado relevantes serviços nas áreas cultural, científica, religiosa, esportiva, política ou de assistência social e ao desenvolvimento econômico ou tenham se destacado na vida pública ou privada.

A juíza Mônica Elias De Lucca é natural de Criciúma, em Santa Catarina. Estudou e iniciou sua vida profissional em Florianópolis, capital daquele estado. Graduou-se em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina, onde anos depois foi aprovada em 1º lugar em concurso público para lecionar naquela instituição.

Atuou como juíza estadual em diversas cidades catarinenses, iniciou a investidura em Florianópolis e encerrou a carreira em Joinville, maior cidade de Santa Catarina, sem nunca deixar de exercer, paralelamente, atividades acadêmicas. Após a aposentadoria, mudou-se para São Luís, iniciando uma nova fase da vida profissional junto ao Consulado Italiano e à Câmara Ítalo-Brasileira de Indústria e Comércio em São Luís. Por possuir cidadania italiana, envolveu-se com a Comunidade Italiana do Maranhão. Atualmente, foi eleita presidente da Instituição Cultural Circolo Itália do Maranhão.

Mônica Elias De Lucca uniu seu gosto pela cultura italiana e sua ligação histórica com o magistério, ajudando a fundar a Sociedade Dante Alighieri em São Luís, instalando a Escola de Língua e Cultura Italianas Dante Alighieri, credenciada pela matriz de Roma como integrante da rede Dante Global, presente em mais de 90 países, projetando internacionalmente o nome do Estado e contribuindo, assim, para o enriquecimento cultural do Maranhão.

De acordo com o deputado estadual Leandro Bello, a trajetória da juíza aposentada Mônica Elias De Lucca a faz merecedora do Título de Cidadão Maranhense por seus serviços prestados ao estado. “Ao longo de toda sua vida profissional, a Dra. Mônica, demonstrou não apenas um profundo conhecimento jurídico, mas também uma dedicação exemplar à promoção dos valores que sustentam uma sociedade justa e democrática”, destacou o parlamentar, reiterando que a juíza, hoje aposentada, garantiu que o direito não fosse apenas um conceito, mas uma realidade acessível.

“Seu trabalho foi sempre pautado na ética, coragem e sensibilidade. Conceder o título de cidadã maranhense é reconhecer que a sua contribuição ultrapassa os limites da magistratura”, completou Leandro Bello.

Câmara de Timon realiza Audiência Pública para prestação de contas da Saúde

Nesta terça-feira, foi realizada na Câmara Municipal de Timon uma Audiência Pública com a finalidade de apresentar as ações realizadas na área da saúde, referente à prestação de contas do 3º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), correspondente ao período de setembro a dezembro, e do Relatório Anual de Gestão de 2024.

O evento contou com a presença da secretária de Saúde de Timon, Dávila Claudino e equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que apresentou os dados e esclareceu informações sobre investimentos, programas e serviços oferecidos à população. Além disso, marcaram presença os vereadores Amanda Pires, Clara Prado, Uilma Resende, Da Luz Sete Estrelas, Marcos Moura, Juarez Morais, José Carlos, Luís Barbosa, Thallys Monteiro, Lucas da Farmácia, Márcio Sá, PA, Kaka do Frigosá e Thiago Carvalho, além de profissionais de saúde e membros da comunidade. A participação da população foi fundamental para esclarecer dúvidas e contribuir com sugestões para aprimorar os serviços prestados.

A Câmara Municipal de Timon reafirma seu compromisso com a transparência e o diálogo aberto, garantindo que a população tenha acesso às informações e possa acompanhar de perto a aplicação dos recursos públicos na área da saúde.

PF desarticula associação criminosa especializada em fraudes bancárias milionárias

O esquema criminoso utilizava laranjas e documentos falsos para obtenção indevida de empréstimos bancários

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (1/4), a Operação Benni, com o objetivo de descortinar grupo criminoso especializado em fraudes bancárias.

Foram cumpridos cinco mandados judiciais em Teresina, sendo um mandado de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão. Além disso, o juízo determinou ainda o sequestro de bens e valores.

A investigação iniciada em 2024 revelou, em menos de um ano, uma estrutura criminosa com divisão de tarefas e centros operacionais para a produção de documentos falsos, com o objetivo de obter empréstimos fraudulentos de instituições financeiras, principalmente da Caixa Econômica Federal.

Uma suspeita investigada comandava um escritório que produzia documentos falsos e chegou a cometer fraudes em nome da própria mãe, já falecida.

O valor das fraudes, devido à grande quantidade de documentos falsos produzidos, ainda não foi calculado, mas ultrapassa milhões.

Os investigados podem responder pelos crimes de estelionato, falsidade documental, associação criminosa,e apropriação indevida de valores públicos, entre outros. As informações são da PF.

Câmara realiza audiência pública para prestação de contas das ações de saúde de 2024 nesta terça-feira

A Câmara Municipal de Timon realizará amanhã, 1º de Abril, a partir da 9hs, audiência pública, onde serão apresentados as ações da Saúde referente a prestação de contas contidas no 3º Relatório Detalhado do Quadriênio Anterior – RDQA – Setembro - Dezembro e do Relatório Anual da Gestão de 2024 da Secretaria de Saúde.

A audiência será conduzida pela vereadora Amanda Pires, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social e Trabalho – Cecsast, que também tem como membros os vereadores: Thallys Monteiro, vice-presidente e Clara Prado – Ração, relatora.

O RDQUA - Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior é um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução da PAS e deve ser apresentado pelo gestor do SUS até o final dos meses de fevereiro, maio e setembro, em audiência pública na Casa Legislativa do respectivo ente da Federação.